HOME PAGE "O DEDODURO"


ONLINE
3





 
 
comunidades.net
nation2.com nation2.com nation2.com nation2.com nation2.com
Refluxo gastro-esofágico

Edição de 28/12/2008 de O Liberal  

Uma das causas de mal-estar após as refeições é o refluxo do conteúdo do estômago para a o esôfago. É um tipo de dispepsia, causando especialmente azia, sensação de empachamento e algum desconforto à deglutição. As formas mais intensas desse refluxo podem ser corrigidas com a cirurgia anti-refluxo pela laparascopia.

Na 16ª semana Européia de Gastroenterologia realizada em outubro de 2008 em Viena, Áustria, foi apresentado um estudo comparando aquela cirurgia com o uso diário via oral de 20 mg de esomeprazol (Nexium) em dois grupos semelhantes, com mais de 200 pacientes cada um, todos com quadro clínico de refluxo gastro-esofágico comprovado pela endoscopia, pH metria de 24 horas e sintomas típicos. Após três anos de estudo, o Dr. Lans Lundell, da Universidade Karolinska, na Suécia, demonstrou eficácia semelhante nos dois tipos de tratamento, com o controle dos sintomas em 93% e 90% dos pacientes submetidos ao tratamento clínico e cirúrgico, respectivamente. Efeitos secundários foram considerados mínimos em ambos os grupos. Alguns pacientes que receberam o tratamento por via oral com o esomeprazol fizeram uso de 40 mg inicialmente, com redução para 20 mg após o controle dos sintomas (azia, eructações e desconforto ao engolir). O interessante desse estudo está na observação freqüente de sintomas atípicos ligados ao refluxo: tosse crônica, broncospasmo, laringite crônica, dor de garganta e dor no tórax anterior. A avaliação pela endoscopia pode justificar o tratamento clínico, com melhora daqueles sintomas com o tratamento do refluxo.

Uma outra observação feita com o esomeprazol foi a constatação de que seu uso tem ação protetora contra complicações gastroduodenais causadas pelo uso continuado da aspirina (Am. J. Gastroenerol. Out. 2008 103: 2465). É bem provável que os outros medicamentos deste grupo que reduz a acidez do estômago, os chamados inibidores da bomba de prótron (pantoprazol, rabeprazol, lanzoprazol, etc.), tenham efeito semelhante.

comunidades.net